Assegura a prestação de cuidados e as ações de vigilância e de promoção de saúde indispensáveis ao longo de toda a gravidez!
Nas consultas de saúde materna inclui-se ainda a consulta de revisão do puerpério, a ser agendada até 6 semanas após o parto.
A mulher grávida tem direito a 3 cheques dentista por gravidez, desde que esta seja vigiada no Sistema Nacional de Saúde. O primeiro cheque dentista é passado pelo Médico de Família, sendo os restantes 2 emitidos pelo Médico Dentista se houver necessidade. Os cheques dentista podem ser utilizados até 60 dias a seguir ao parto.
A declaração para o abono pré-natal, destina-se apenas a grávidas residentes em Portugal e será emitida pelo seu Médico de Família, a partir da 13ª semana de gravidez (após a ecografia do 1º trimestre). O abono pré-natal é pago mensalmente de acordo com o rendimento de referência da grávida, calculado através da declaração de IRS do ano anterior.
Durante a gravidez podem surgir alguns desconfortos:
Se a sua equipa de saúde a alertarem para o fato de ser NÃO IMUNE à toxoplasmose, leia o nosso panfleto sobre os cuidados a ter durante a gravidez:
São frequentes as dúvidas acerca dos direitos da grávida ou mãe a amamentar:
Aconselhamos sempre a futura mãe a amamentar, se possível até aos 6 meses de vida do seu bebé:
Na preparação para o parto, além da alcofa e do quarto do bebé, prepare o transporte seguro do seu filho: